Ensaio Clínico com Givinostat para DMD

A Itália está prestes a começar um ensaio clínico com Givinostat, um inibidor de histona deacetilase (HDAC), desenvolvido pela Italfarmaco – empresa farmacêutica italiana. Estes testes em humanos chegam após anos de pesquisa básica feita pelo Professor Pier Lorenzo Puri e sua equipe, financiada pela Parent Project Onlus.

Os estudos levados a cabo em laboratório mostraram que os inibidores de HDAC, incluindo o Givinostat, são capazes de determinar, dependendo da dose, o aumento do músculo e uma redução da inflamação e fibrose em modelos animais de Duchenne.

Em pacientes com distrofia muscular de Duchenne, a ausência de distrofina indiretamente provoca uma desregulação da atividade da HDAC, em vez de promover um mecanismo de regeneração, o que resulta numa cascata de eventos alternativos cujo resultado final é uma destruição progressiva das fibras musculares associada com a substituição do tecido muscular com tecido fibro-adiposo. Ao restaurar a atividade adequada da HDAC, o Givinostat reativa uma cascata de eventos correta que permite ao tecido muscular responder à lesão com um mecanismo de regeneração.

O ensaio será realizado em quatro centros clínicos na Itália (Ospedale Maggiore Policlínico de Milão, Bambino Gesù de Roma, Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e no Hospital Universitário de Messina) e vai durar cerca de 15 meses. Será dividido em duas fases: um período inicial para estabelecer a dosagem ótima do medicamento através de um protocolo de escalonamento da dose; e uma segunda fase, com duração de 12 meses, em que o fármaco será administrado a todos os participantes com uma dose previamente determinada.

O objetivo deste ensaio clínico de fase 1/2, que envolverá 20 pacientes com DMD, é definir a segurança, tolerabilidade, perfil farmacocinético e os efeitos sobre a histologia e os parâmetros clínicos do Givinostat em crianças com Duchenne que ainda deambulam. O recrutamento dos participantes será realizado até o final de março entre pacientes italianos com DMD / DMB.