BIPAP, o que é e como funciona

O BiPAP (Bilevel Positive Pressure Airway) é um dos tipos de respiradores mecânicos usados no suporte ventilatório por pressão e que são tipicamente empregados para a ventilação não invasiva. Semelhante a um compressor, ele tem a capacidade de gerar um fluxo de ar para o paciente fazendo com que a pressão nas vias aéreas do indivíduo fique sempre positiva.

O aparelho trabalha com dois níveis de pressão (uma pressão inspiratória maior e outra pressão expiratória menor), que se alternam nas vias aéreas durante o ciclo respiratório. Normalmente ele é administrado através de uma Máscara Nasal ou Facial. Essas duas pressões positivas associadas dão ao paciente um conforto maior ao respirar, simulando uma respiração espontânea com acompanhamento da respiração voluntária do paciente.

Os problemas respiratórios são freqüentes em portadores de patologias neuromusculares e geralmente atingem os pacientes em estágios mais avançados da doença. Quando os músculos do abdômen e do tórax estão comprometidos eles deixam de cumprir um importante papel de auxílio na inspiração e na expiração. Nesses pacientes o uso do BiPAP tem como principal objetivo fornecer adequada troca gasosa e reduzir o trabalho da respiração evitando que eles evoluam para um quadro de falência respiratória.

A progressão das complicações respiratórias para insuficiência respiratória crônica nos doentes neuromusculares surge em geral como conseqüência direta de dois principais fatores: fraqueza e fadiga dos músculos respiratórios (inspiratórios, expiratórios e de vias aéreas superiores) e incapacidade de se manter as vias aéreas livres de secreções.

A configuração do respirador e sua parametrização dependem de vários fatores e tem de ser ajustada ao paciente. Existem ainda várias diferenças entre aparelhos e particularidades que têm que ser consideradas e por isso deve ser feita exclusivamente por profissionais capacitados.

Escrito por Fta. Juliana Verdiani Pauli

46 Comentários para: “BIPAP, o que é e como funciona

  1. uso bipap e minha saturaçao de oxigenio e 84, nunca fui fumante , tenho 72 anos e unico remedio que tomo e UM BROCODILATADOR CHAMADO AMBRISE .quero contacto com paciente como eu.

  2. PRECISO DE UM BIPAP POREM A DIFICULDEDE PARA ACHAR UM BIPAP INFANTIL E MUITO DIFICIO, VC PODERIA ME FALAR SOBRE A DIFERENÇA DE UM BIPAP INFANTIL E UM ADULTO, MEU FILHO TEM PARALISIA CEREBRAL E FEZ UMA CIRURGIA , ELE TEM UMA TRAQUEOSTOMIA, E SO SAI DO HOSPITAL COM ESSE APARELHO

    • Olá.
      Infelizmente somente podemos orientar pacientes com doenças neurodegenerativas.
      Desculpe.
      Sugerimos que consulte um neuropediatra.
      Obrigado.

        • Olá.
          Infelizmente o Diego faleceu no ano passado.
          Por gentileza, entre em contato por telefone com Dra. Juliana em 11 2308-2986 a partir das 15h.
          Gratos.

    • Meu filho também estou na mesma situação ele está internado e só pode sair com este aparelho que custa 50 mil reais estou entrando na justiça ,e ele tem paralisia cerebral portador de traqueostomia e gastronomia

    • Nao ha diferença no equipamento e sim no tamanho da máscara. A secretaria de saude do município pode te fornecer o equipamento. Corra atrás disso. Ele possui este direito

  3. Bom dia, tenho miopatia Centro nuclear, sou usuária de bipap (Stellar 150) com humidificador, ocorre que o humidificador esta molhando a traquéia e o filtro bacteriológico o que devo fazer?

  4. Uso BIPAP com uma máscara para dormir porque sou oxigenodependente. O aparelho é fornecido pelo meu plano de saúde, e a máscara é Resmed – Mirage Quattro. Ultimamente a máquina passa a noite toda imitindo apitos intermitentes, chamo o técnico, ele coloca os números corretos e durante uns dois dias ela fica bem, depois volta o mesmo problema. Gostaria de saber se estes apitos interrompem a respiração e é mal, ou se está correto que seja assim. Sempre que apita surge um ponto de exclamação ao contrário e ao lado H2O.

    • Oi Miriam, desculpe a intromissão…
      Qual é o seu plano? eles forneceram so o equipamento? Minha bb precisa, mas eles querem liberar somente com homecare, ai não pode sair de casa… tem enfermeira 24h… e não precisamos disso tudo…

      • Eu tenho um concentrador de ar, uma bala de oxigênio isso desde junho do ano passado e no dia 29 de março tive alta hospitalar e eles me mandaram o bipap , é chamado de Home Care, mas eu só tenho uma fisioterapeuta que vem aqui de 15 em 15 dias, que é do meu plano, AMIL. e SAIO DE CASA , inclusive faço fisioterapia respiratória q quase 3 anos e faço em um hospital da prefeitura que fica no quarteiro que eu moro.

  5. Olá, qual profissional devo procurar para indicar o Bipap ideal, a fisioterapeuta já disse Q o paciente precisa, vou ao Neuro ou ao pneumologista? Obrigada

  6. Minha irmã está usando o bipap somente a noite de meia noite até sete horas da manhã. Ela tem tumor cerebelar e faz uso de oxigenio a 3 litros por minuto contínuo.Ontem a noite não quis usar o bipap. Será que está com problemas? Como verifico isso?

  7. Olá minha mãe tem esclerose lateral e já está quase precisando do aparelho como posso adquirir um preciso de um alcilio estamos perdidos sem saber oque fazer desde já obrigado

  8. A minha mãe usa bipap continuo com umidificador separado. Esta entrando agua no circuito . Colocamos acima da cabeceira da cama os dois. Agora dó aparecem vapores. Tem algum problema,? Fico no aguardo de uma resposta.

  9. Bom dia.
    Minha esposa é portadora de ELA, usa Bipap aseis anos e nos últimos dias a respiração dela esta muito rápida, mesmo não mexendo nas configurações do aparelho. O Que pode ser isso? É normal?
    Estamos preocupados
    Obrigado

  10. Minha mãe tem a ELA e estamos precisando de um aparelho desse como podemos fazer para conseguir ela mora na Bahia,qual o lugar mais perto pra adequerir esse aparelho?

  11. Meu filho é portador de Fibrose Cística, hipoxemia e elevação discreta de PCO2 e esta com a saturação baixa. foi indicada pelo médico pneumologista o uso do BIPAP, portando estou com dificuldade para alugar, para saber primeiramente qual será a adaptação ao uso e a melhora no tratamento, para depois comprar um aparelho definitivo para o uso.
    Alguém poderia me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*